contrato

Qual é a importância de um contrato de prestação de serviços contábeis bem elaborado?

O contrato de prestação de serviços contábeis estabelece o acordo entre o escritório e seu cliente, delimita onde começa e onde termina o trabalho e estipula valores. Mais que isso, o contrato é sinônimo de segurança tanto para o contabilista quanto para a empresa cliente. Também é importante enfatizar que o contrato gera compromissos e responsabilidades entre as partes.

Este assunto é tão importante que o Conselho Federal de Contabilidade aprovou a resolução CFC nº 987/03, que torna obrigatório o estabelecimento de contratos de prestação de serviços contábeis. Para o CFC, o contrato deve conter as seguintes características:

  • Identificação das partes envolvidas – dados que identifiquem com facilidade o contratante e o profissional ou organização contábil contratados;
  • A relação dos serviços a serem executados/entregues ao contratante;
  • Tempo de vigência do contrato (duração);
  • Cláusula rescisória com a fixação de prazo para a assistência;
  • Valores dos honorários profissionais;
  • Prazos para pagamento;
  • Demais responsabilidades das partes;
  • Foro para dirimir os conflitos.

A seguir, veja 4 razões pelas quais é muito importante estabelecer um contrato de prestação de serviços contábeis:

Valorização da classe contábil

O estabelecimento de contratos de prestação de trabalho entre os escritórios e seus clientes traz segurança e transparência nas relações, fortalecendo a classe contábil.

Proteção legal

É fundamental definir claramente qual o papel da contabilidade e qual o papel do cliente frente às novas exigências e responsabilidades de ambos. Considerando a complexidade da legislação brasileira, todo o cuidado é pouco. Um contrato bem elaborado protege o escritório contra eventuais situações que possam ser interpretadas como ilegais. Por exemplo, se o cliente é multado por não pagar algum encargo, o contabilista pode ser responsabilizado se não tiver documentado suas responsabilidades perante à empresa contratante.

Delimitação das reponsabilidades

É muito comum que a empresa contratante não calcule ou não conheça sua real necessidade de serviços contábeis. Assim, com o passar do tempo, o escritório acaba acumulando trabalho e cobranças que não estavam pré acordadas.

O contrato de prestação de serviços delimita as responsabilidades, bem como os custos a serem cobrados pelo escritório quando houver aumento da demanda de serviços. No acordo contratual é possível fazer uma projeção de aumento de valores, conforme o aumento da responsabilidade do escritório. Isso torna o relacionamento mais transparente e evita prejuízos para o escritório.

Evitar inadimplência de honorários

A inadimplência, ou seja, o atraso de pagamentos, e até a perda dos honorários, é muito mais fácil de acontecer quando não há um contrato de prestação de serviços.

O acordo contratual bem desenhado inclui uma cláusula que estabelece os juros a serem cobrados, bem como o cancelamento da prestação de serviços conforme o número de mensalidades atrasadas.

Sem o contrato, para fazer a cobrança, será preciso entrar com uma ação judicial morosa e desgastante. Com o contrato, a cobrança pode ser feita por meio de uma ação de execução de título executivo extrajudicial.

Para finalizar

O contrato é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. Ou seja, ele é o documento onde ficam gravadas as vontades da empresa, que contrata, e do escritório contábil, que presta os serviços. Em nenhum momento ele pode ferir a legislação, bem como não pode ultrapassar as normas e a ética da profissão do contador.

Como seu escritório lida com os contratos de prestação de serviços contábeis? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar ideias sobre o assunto? Deixe-nos um comentário!

4 respostas
  1. Gabrielle Grivot
    Gabrielle Grivot says:

    Acredito que os escritórios mais jovens fazem sua parte na elaboração dos contratos. Até mesmo em relação aos valores dos honorários cobrados, a ênfase em praticar um preço justo é observada.
    Gostei do texto sobre os contratos. Muito explicativo. parabéns a Templum.

    Responder
  2. Barbosa, Manoel Neto
    Barbosa, Manoel Neto says:

    Um assunto muito importante para os profissionais da contabilidade. A cláusula que trata do valor dos serviços é a mais complexa, por isso vejo a necessidade de uma anexo ao contrato, que verse sobre os serviços a serem prestados, já computados no valor dos honorários, bem como os serviços extras, aqueles que não consta do anexo.
    O atraso no pagamento dos honorários é outra preocupação para o profissional, vez que, na maioria das vezes a empresa contratante considera os honorários contábeis de baixa prioridade, aí a necessidade que se prever multas e juros pelos pagamentos em atraso.

    Parabéns pera matéria..

    Saudações

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *