SegmentarClientes-02

Quais são as vantagens de segmentar a carteira de clientes do meu escritório contábil?

Uma tendência que se observa nos consumidores atuais é a expectativa de receber um atendimento personalizado. Para isso, a segmentação de clientes é essencial. Quando você divide seus clientes por perfis, consegue atendê-los melhor e a satisfação de quem deixa o estabelecimento é sempre maior. Essa é uma informação válida para todos os tipos de negócios, inclusive para os escritórios de contabilidade. Além disso, usando estratégias de segmentação de clientes, você consegue definir preços mais justos para os trabalhos desenvolvidos. Saiba mais:

Vantagens da segmentação de clientes no escritório de contabilidade

Personalização do atendimento

A primeira vantagem é a possibilidade de oferecer um atendimento melhor para a sua carteira de clientes. Isso é fundamental para quem busca se destacar no mercado contábil. Empresas de áreas e tamanhos diferentes esperam receber serviços diferenciados, que estejam de acordo com o seu perfil de negócio. O mesmo vale para as pessoas físicas que procuram os seus serviços contábeis. Quando o escritório tem seus clientes divididos por segmentos, consegue visualizar as particularidades de cada empresa e pessoa que atende. Com base nessa informação, é possível prestar os serviços personalizados que os clientes esperam receber.

Facilidade para definir os valores cobrados

Outra vantagem de segmentar os clientes do seu escritório, é poder cobrar preços mais justos, tanto para o cliente quanto para a empresa contábil. É muito provável que sua carteira de clientes seja formada por pessoas e empresas que exigem esforços diferentes do seu escritório. Alguns deles precisam de mais horas de trabalho do que outros. Portanto, é preciso dividir as pessoas e empresas atendidas, de forma que fique mais fácil definir quais valores cobrar de cada cliente.

Estratégias de marketing mais eficientes

Um bom plano de marketing é mais um elemento essencial para que a empresa contábil se destaque da concorrência. Para isso, você deve saber quem é o público que precisa atingir. Ao segmentar seus clientes, você consegue ter uma ideia de como são os consumidores que atende e de quais são as maiores necessidades das pessoas e empresas que procuram os serviços do seu escritório. Com essa informação, é possível criar estratégias de marketing diferenciadas, para atingir com maior eficiência os diferentes segmentos de clientes da empresa.

Como segmentar os seus clientes

Uma dica para segmentar e equilibrar a sua carteira de clientes, é separar as empresas atendidas pelo tamanho. As microempresas, por exemplo, que tem um número reduzido de funcionários e faturamento de até R$ 2,4 milhões por ano, são empresas que costumam demandar menos tempo e recursos do escritório. Já as médias empresas, que possuem um número maior de funcionários e faturamento de até 90 milhões de reais, são organizações que precisam de uma assessoria maior na área de contabilidade. Portanto, são clientes que consomem mais horas do escritório e exigem maior conhecimento do contador (sobre as regras de tributação do lucro real, por exemplo). Por isso, devem estar em uma categoria diferente.

Seus clientes também podem ser segmentados de acordo com o regime de tributação utilizado: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Empresas que usam o Simples Nacional pagam menos pelos serviços contábeis, porque também necessitam de menos tempo do escritório. Independente da estratégia de segmentação escolhida, é importante que ela esteja relacionada com a tamanho da demanda contábil exigida pelo cliente – seja ele pessoa física ou jurídica. Assim, você garante que seus clientes sejam cobrados de maneira justa, de acordo com as horas consumidas do escritório, e que tenham acesso a um serviço de qualidade, com os profissionais mais capacitados para atender as suas necessidades específicas.

Os clientes do se escritório já estão segmentados de maneira adequada? Saiba como a Templum Consultoria já fez isso através do Programa de Qualidade Contabil!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *