PlanejamentoContabil-02

Por que a maioria das empresas contábeis não tem um planejamento estratégico?

O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) tem contribuído fortemente para promover soluções tecnológicas no setor de contabilidade, porém a demanda de serviços gerada por essa mudança tem sobrecarregado as empresas. Para piorar, a falta de qualificação e preparo dos gestores e funcionários contribuem para registros equivocados nas escrituras fiscais e contábeis. O aumento de tarefas extremamente burocráticas aliadas as constantes mudanças de regras estabelecidas contribuem para um alto índice de erros fazendo com que as empresas paguem mais impostos que o real necessário e não se beneficiem de descontos fiscais.

A Fenacon (Federação Nacional de Contabilidade) realizou um estudo recente e apresentou números preocupantes. A pesquisa indica que apenas 1% do setor estabelece um planejamento estratégico para empresas contábeis no Brasil. Esse fator impede que as empresas identifiquem oportunidades e é responsável por acarretar prejuízos que colocam em risco o futuro do negócio.

1. Qual é o ponto de partida para mudar esse cenário

A ISO 9001 ganhou uma nova versão dedicando maior atenção na forma como é realizada a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas brasileiras. A partir de agora, é preciso estudar e conhecer a fundo o contexto em que se encaixa a organização (ambiente de negócios) para que a implementação tenha foco específico, soluções mais bem definidas e melhores resultados. Esse ponto ajudará a analisar as condições ambientais que podem influenciar diretamente nos resultados da organização e identificar de forma precisa os pontos fortes e fracos no ambiente interno, além das oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio no ambiente externo.

2. E por que essa análise é tão importante

Considere que precise tomar uma decisão sobre a realização de uma viagem ao exterior. O primeiro passo é composto por uma análise de fatores que irá determinar os prós e contras da viagem e devem pesar na tomada de decisão. Os fatores sobre você (tempo disponível, dinheiro, saúde, etc.) são como o ambiente interno da empresa e significam os pontos fortes e fracos. Já os fatores externos (clima, segurança, valor da moeda local, etc.) são as características que fogem ao controle e representam bem as ameaças e oportunidades do mercado em que a empresa atua. Seguindo esse raciocínio, a análise do contexto da organização servirá para identificar pontos que podem prejudicar a capacidade de entregar produtos e serviços de qualidade e aproveitar as oportunidades para potencializar os resultados.

3. Como essa análise pode ser feita

Existem algumas ferramentas de planejamento estratégico para empresas contábeis e também para empresas de outros setores que são fundamentais para analisar o contexto da organização e melhorar a visão do negócio. A matriz SWOT (strenght, Weakenesses, opportunities, Threats) aliada ao Canvas forma um conjunto de ferramentas poderoso e indispensável para a estratégia. Logo, é possível obter uma melhor compreensão do ambiente de negócios e elaborar um mapeamento dos processos operacionais da empresa. Finalmente, partimos para o desenvolvimento de um escopo do sistema de gestão e definimos os objetivos organizacionais que servirão de base para o planejamento da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Dica: Essa tarefa deve ser desempenhada pela alta direção e lideranças da empresa, já que representa uma atividade totalmente estratégica e que requer alto nível de conhecimento do mercado e do negócio.

4. Benefícios esperados com o planejamento estratégico para empresas contábeis

Concluindo esse processo espera-se que a empresa alcance um alto nível de compreensão com relação à atuação para a sua proposta de valor. Resumindo, a empresa saberá realmente onde pretende chegar, como fará isso acontecer e terá um melhor controle de riscos, considerando os fatores internos e externos que impactam a empresa de forma negativa ou positiva.

Quer saber mais sobre como criar uma base sólida para o seu planejamento estratégico? Clique aqui e descubra!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *