gerencial

O que é contabilidade gerencial e como utilizá-la como ferramenta estratégica da empresa

Contabilidade gerencial (também conhecida como gestão ou contabilidade de custos) é diferente de contabilidade financeira, na medida em que produz relatórios para o público interno da empresa, ao contrário de partes interessadas externas. O resultado da contabilidade gerencial é relatórios periódicos para por exemplo, gerentes de departamento da empresa, diretor executivo etc.

Relatórios de contabilidade gerencial, muitas vezes, incluem relatos detalhados de recursos financeiros disponíveis, a recente geração de receitas de vendas, o estado atual das contas da organização a pagar e receber etc.

As informações da contabilidade gerencial são muito diferentes daquelas processadas e fornecidas pela contabilidade financeira em uma série de maneiras. Primeiro de tudo, enquanto os relatórios de contabilidade financeira tendem a basear-se em dados históricos, relatórios da contabilidade gerencial são essencialmente voltados para o futuro; geralmente confidenciais e apenas para uso interno, ao contrário de demonstrações contábeis financeiras que são publicamente divulgadas.

Por que a contabilidade gerencial é uma ferramenta estratégica

Basicamente, porque com base nos relatórios de contabilidade gerencial os gestores das empresas tomam decisões importantes. Estes relatórios, em vez de serem calculados com base em práticas de contabilidade, são calculados com base nas necessidades de informação da gestão.

Benefícios que a contabilidade gerencial oferece às empresas

  • Ajuda a aumentar a eficiência de todas as funções de gestão;
  • Ajuda na fixação de alvo, tomada de decisão, a fixação de preços e assim por diante;
  • Ajuda a fazer a previsão financeira;
  • É útil no controle de desperdícios;
  • Ajuda na comunicação completa entre todos os níveis de gestão;
  • Ajuda a controlar o custo de produção, assim, aumentar a percentagem de lucro;
  • Ajuda na tomada de decisões estratégicas.

Como utilizar a contabilidade gerencial na sua empresa

Em suma, as informações contábeis que não são facilmente encontradas nos registros da contabilidade financeira, são providas e fornecidas pela contabilidade fiscal. Também o fornecimento de informações contábeis e financeiras para decisão entre cursos de ação alternativos recaem sobre ela.

Para que a contabilidade gerencial seja utilizada como uma ferramenta estratégica no processo de tomada de decisões, é preciso que ela seja integrada com a contabilidade de custos e também todos os procedimentos contábeis e financeiros ligados ao planejamento e orçamento empresarial.

Os relatórios contábeis devem ser analisados regularmente, sempre com o orçamento elaborado com base nas informações históricas e projeções contábeis.

Informações de contabilidade gerencial fornecem um olhar orientado a dados, para que a empresa projete suas ambições e crie suas metas e objetivos. Orçamentação, projeções das demonstrações financeiras e balanced scorecards são apenas alguns exemplos de como as informações da contabilidade gerencial são utilizadas para fornecer informações que ajudam a orientar a gestão do futuro de uma empresa.

Como está o processo de contabilidade gerencial na sua empresa? Deixe seu comentário!

1 responder
  1. Leandro Oliveira
    Leandro Oliveira says:

    Este tema é de suma importância, pois as pequenas e médias empresas, podem utilizar os relatórios enviados pelos escritórios de contabilidade como uma eficiente ferramenta de gestão, de acompanhamento e controle de suas empresas.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *