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Como manter meu escritório contábil competitivo, frente à concorrência local e os serviços online?

Um escritório de contabilidade é essencial para todo negócio. Atualmente, essas empresas realizam não apenas tarefas técnicas, mas também estratégicas. Hoje, os escritórios de contabilidade, além de organizarem contas a pagar, impostos, registros e balanços, acabam exercendo um papel fundamental para a gestão de empresas, tornando-se cada vez mais, uma peça chave.

Porém, ainda que guardem sua importância, o cenário da contabilidade vem se tornando cada vez mais competitivo, em especial com a chegada de sites que oferecem serviços online a preços bem mais em conta.

Para quem precisa manter uma estrutura física e funcionários, combater os serviços online pode parecer desleal. Porém, muito da função do contador ainda esta ligada à confiabilidade, em especial pela responsabilidade que a legislação atribui. Caso haja com imprudência, liberando um balanço com um erro involuntário, o contador responde perante a empresa, por exemplo.

Escritórios de contabilidade que querem se tornar competitivos frente à concorrência dos serviços online devem prestar atenção as demandas, sem desfocar da eficiência e agilidade, conforme veremos a seguir.

Encontre os honorários ideais

Devido à forma de recebimento pelos serviços prestados, o profissional necessita ser estratégico ao formular os valores de seus serviços. Para que não saia no prejuízo e, ao mesmo tempo, seja capaz de se adequar a realidade financeira do cliente, o contador deve considerar os custos fixos de seu escritório que devem ser absorvidos por toda sua cartela de clientes. Além disso, deve considerar individualmente o tempo gasto em reuniões, elaboração de cálculos, documentos, relatórios, e-mails entre outros.

É preciso calcular os honorários com base nos custos e depois compará-los à concorrência, além de checar o valor percebido pelo cliente. É necessário dar a devida atenção ao cliente, em especial, avaliando quais são os benefícios que ele espera do serviço oferecido pelo escritório de contabilidade.

Para precificar com base nos custos é preciso saber quantas horas do contador e dos demais colaboradores é possível vender, quais são os custos diretos e indiretos da mão de obra e os gastos, para depois dividir pelo número de horas vendidas.

Todas as despesas de comercialização (tributos, comissões, responsabilidade civil e outros) devem ser consideradas, bem como o lucro e o preço da venda. Tendo em mente o valor de venda é preciso multiplica-lo pelas horas investidas.

Diferencie-se do nicho: valorize a consultoria contábil

Boa parte dos serviços online disponíveis no mercado se referem à demandas mais burocráticas relativas às tarefas contábeis. Portanto, vale se diferenciar destacando as atividades de consultoria as quais as demandas online não cobrem.

Hoje, conforme ressaltamos, o contador possui um papel muito mais estratégico com relação às demandas empresarias, em especial, quando falamos de planejamento tributário e societário. Por isso, para não ser atingido pela concorrência valorize o potencial de serviços que não estão acobertados pelo universo online.

Agilidade e eficiência nos serviços contábeis

Para prestar serviços de contabilidade com a maior eficiência e agilidade, hoje o contador já pode contar um software de gestão contábil, que permite gerar informações de natureza tributária e financeira com rapidez, além de folhas de pagamento e outros dados essenciais, proporcionando segurança e rentabilidade para o administrativo da empresa.

Através do software, o contador pode contar com um sistema eficiente de administração de impostos, além de tabelas legais carregadas automaticamente e atualização constante de informações essenciais ao desempenho de suas atividades.

Gostou dessas informações? Então deixe seu comentário e saiba mais como o Programa de Qualidade Contábil da Templum, pode modificar a gestão do seu escritório de contabilidade.

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