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Como as ferramentas de comunicação e treinamento tornam o escritório contábil mais competitivo

O atendimento às exigências do mercado requer acuro estratégico por parte dos escritórios de contabilidade. Assim como muitos outros segmentos, os serviços de contabilidade enfrentam muita concorrência, além de necessitar de constante atualização dos conhecimentos. Além disso, está cada está cada vez mais difícil reter talentos e há escassez de profissionais com conhecimento e habilidade necessária para trabalhar nas empresas contábeis. Os custos para encontrar, contratar e desenvolver novos funcionários até que eles comecem a retornar tal investimento, são altos.

Neste contexto, acompanhar e disseminar o conhecimento interno por meio de uma boa comunicação e de treinamentos constantes é, sem sombra de dúvidas, uma excelente escolha. Mas, como estruturar internamente um plano para treinar e preparar novos funcionários? Como permear o conhecimento, dos mais experientes, para toda a organização?

Temos algumas sugestões, veja:

1 – Estabeleça atividades de Recursos Humanos
Ao estabelecer processos de RH (recrutamento e seleção, avaliação de competência, plano de desenvolvimento individual, entre outros) na sua empresa contábil, torna-se mais fácil conseguir tanto disseminar novos conhecimentos e habilidades bem como introduzir inovações nas formas de se executar os serviços.

Ao implementar processos de RH é possível, além de fazer contratações melhores, realizar avaliações individuais de competência e verificar os gaps em relação aos cargos, identificar as dificuldades de cada profissional e como o escritório pode ajudá-lo a melhorar.

Para isso, tenha em seu quadro de funcionários alguns profissionais de RH, de preferência especializados em gestão de pessoas – não apenas experientes nos processos burocráticos de departamento pessoal.

2 – Implante a gestão por competências
Planejamento de recursos humanos com base na competência serve como um elo entre a gestão de recursos humanos e o plano estratégico da empresa. E atenção: as competências são definidas como habilidades observáveis, conhecimentos, motivações ou traços definidos em termos dos comportamentos necessários para o desempenho de um trabalho bem-sucedido.

Gestão por competências suporta a integração de planejamento de recursos humanos com planejamento de negócios do escritório contábil, permitindo que avaliar a capacidade dos profissionais com base em suas competências atuais e as capacidades necessárias para atingir os objetivos.

Em outras palavras, crie uma forma de observar e desenvolver as competências dos seus funcionários, ajudando-os a identificar seus pontos fortes e fracos e direcionando seu desenvolvimento pessoal. Este processo pode ser feito por meio de ferramentas e técnicas de análise comportamental como DISC, Eneagrama etc., mas também por meio de entrevistas individuais entre o líder e seus liderados.

3 – Tenha um plano de treinamento baseado em qualidade
Como, para se manter competitiva, sua empresa contábil necessita ter capacidade de fornecer produtos e serviços em escala e com eficácia (com qualidade), treinar seus funcionários para esta finalidade é fundamental.

Desde a utilização dos softwares até atualizações de escrituração, legislação tributária, cálculos, entre outros, é preciso sempre treinar as pessoas para que, além de desempenharem melhor suas funções, elas se sintam motivadas a permanecer na empresa.

A implementação da ISO 9001, por exemplo, já torna este processo de treinamento parte do dia a dia, pois traz para a empresa uma cultura contínua de qualidade.

Você também pode criar formas de gratificações para os funcionários que contribuem com seu plano de treinamento, passando adiante seus conhecimentos nos processos contábeis.

Em seu escritório contábil há um plano de gestão do conhecimento? Você gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

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